Suape cresce 5% no 1º semestre

Quinto colocado no ranking nacional de portos públicos do Brasil, Suape registrou crescimento de 5% na movimentação de cargas no primeiro semestre do ano, em relação a igual período de 2017. O complexo alcançou um volume de 11,3 milhões de toneladas, impulsionado mais uma vez pelos granéis líquidos (combustível, óleo e gases), com 8,7 milhões de toneladas e incremento de 11% no período analisado. Os dados foram divulgados ontem, durante a apresentação do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Disponível no portal da instituição, o levantamento é a principal base de dados sobre todos os portos brasileiros.

“O trabalho estatístico da Antaq começou em 2003 e se consolidou em 2010 com o Sistema de Desempenho Portuário (SDP), quando todos os portos passaram a enviar seus dados. A cada ano, a base de dados vai se sofisticando e serve não só para divulgação, mas para nortear políticas públicas, na medida em que se tem um retrato do setor no País”, destaca o superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Antaq, Samuel Cavalcanti.

No Brasil, a movimentação de cargas no primeiro semestre permaneceu estável, com discreto avanço de 0,66%, alcançando 528,1 milhões de toneladas.

 

Veículo:  Jornal do Comercio  Caderno:  Economia Data: 16.08.18

Imagem: Logística MultiModal