Raphael Moura assume diretoria-geral da ANP de forma interina

Raphael Moura assume diretoria-geral da ANP de forma interina

Raphael Moura assume diretoria-geral da ANP de forma interina


VEÍCULO: PORTOS E NAVIOS – CADERNO: ECONOMIA – DATA: 10.09.2020   

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) passará a ser comandada, a partir de segunda-feira (14), por Raphael Moura. O novo diretor-geral do órgão regulador é, hoje, superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente, e substituirá José Gutman.

Gutman ocupava a posição de forma provisória desde 28 de março, mas terá que deixar o cargo por ter cumprido o prazo máximo de seis meses determinado na Lei das Agências Reguladoras (nº 13.848/ 2019) para substitutos interinos.

A ANP aguarda a aprovação, pelo Senado Federal, do novo diretor-geral da agência, que ocupará a vaga deixada por Décio Oddone. Em março, a Presidência da República indicou o contra-almirante Rodolfo Henrique de Saboia para o cargo, mas o nome ainda não passou por sabatina.

Raphael Moura é o terceiro nome da lista tríplice de funcionários da agência, indicado para o caso de vacância na diretoria. O segundo nome, Marcelo Castilho, já atua hoje como diretor interino da agência.

Moura é Ph.D. em Engenharia pela Universidade de Liverpool e Mestre em Gerenciamento de Riscos pela Universidade de Cranfield, ambas na Inglaterra, e tem MBA em Gestão de Empreendimentos, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. É graduado em Engenharia de Produção com ênfase em Mecatrônica, pelo CEFET-RJ, e pós-graduado em Sistemas Offshore, pela UFRJ. Ele é servidor concursado da ANP, onde atua desde 2005.