Setor quer secretaria portuária “forte”

Setor quer secretaria portuária “forte”

Setor quer secretaria portuária “forte”


VEÍCULO : A TRIBUNA  – CADERNO: ONLINE – DATA : 09.10.2020

O fortalecimento da Secretaria Municipal de Assuntos Portuários e Marítimos, para atuar na articulação com as esferas federal e estadual, foi um ponto defendido pelos especialistas no Webinar Porto & Mar 2020.

“Há temas que não são da alçada da Prefeitura, mas eu também entendo que ela tem o papel de discutir e estimular onde ela não tem poder de decisão. (…) Uma figura importante para atuar nesses assuntos é o secretário de Assuntos Portuários. Entendo e defendo que esse cargo deve ser ocupado por alguém do setor, que consiga fazer interlocução com a Autoridade Portuária, Prefeitura e empresários locais”, afirmou o coordenador da Câmara de Operadores da ACS, Ricardo Molitzas.

A participação municipal na desestatização da Autoridade Portuária de Santos foi outro ponto abordado pelos especialistas. “Isso vai depender de como o novo prefeito vai encarar a questão e assumir o município portuário”, destacou o presidente da Comissão de Direito Portuário da OAB Santos, Lucas Renio da Silva.

O presidente da Fenop, Sérgio Aquino, apontou que faltaram propostas de candidatos relacionadas ao fortalecimento da Associação Brasileira de Municípios Portuários.

“É preciso criar um movimento extra entidades, pluripartidário, mas com o objetivo de valorização e recuperação da cidade portuária de Santos”, afirmou o presidente da Fenop.