ABTL – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TERMINAIS DE LÍQUIDOS

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TERMINAIS DE LÍQUIDOS (ABTL), entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 10 de fevereiro de 1981 para congregar e salvaguardar os interesses das empresas operadoras de terminais aquaviários de líquidos multipropósito em território nacional. Conta hoje com 17 empresas associadas que operam 30 terminais nos maiores portos brasileiros e em regiões igualmente importantes, movimentando anualmente cerca de 60 milhões de toneladas de petróleo, derivados, etanol, químicos, corrosivos e óleos vegetais, dentro das mais rígidas normas de segurança, operação, proteção à vida e ao meio ambiente, contribuindo assim com cerca de 50,3 por cento de participação no PIB industrial, bem como no desenvolvimento de várias cadeias produtivas de suma importância para a indústria brasileira. 

MISSÃO

Promover o desenvolvimento do setor de terminais de líquidos no Brasil, oferecendo apoio técnico e institucional para viabilizar o atingimento dos mais altos padrões de qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente, bem como o incremento da competitividade e rentabilidade de nossos associados em linha com os melhores terminais congêneres internacionais.

VISÃO

Ser reconhecida como legítima representante dos terminais de líquidos e notório centro de conhecimento e excelência técnica do setor portuário brasileiro.

VALORES

• Compromisso com a segurança e excelência operacional dos associados
• Incentivo ao desenvolvimento econômico nacional
• Respeito à vida e ao meio ambiente
• Integridade, ética e transparência
• Busca por inovação e conhecimento
• Envolvimento dos colaboradores e associados

OBJETIVOS SOCIAIS

A ABTL tem como objetivos sociais:

a) promover o aprimoramento dos terminais para produtos líquidos e liquefeitos à granel, realizando pesquisas, organizando e patrocinando congressos e conferências técnico-profissionais para estudo e discussão de práticas operacionais, de segurança, administrativas, legais e proteção ao meio ambiente.

b) amparar e defender seus legítimos interesses, tanto como categoria econômica, como pela assistência às empresas Associadas que possuem e operam terminais para granéis líquidos e liquefeitos.

c) editar publicações especializadas.

d) manter relações com entidades congêneres, inclusive de âmbito internacional.

e) dar assistência aos órgãos governamentais na elaboração de medidas para regulamentação e fiscalização das atividades dos Terminais de Líquidos e Liquefeitos.

DESAFIOS

• Manter os Órgãos Públicos sempre como nossos parceiros integradores no processo em que atuam os Terminais Associados.
• Contribuir para a celeridade do Poder Público seja no desenvolvimento de processos e na sua tomada de decisão, principalmente no que tange à processos de licenciamento ambiental e licitações públicas.
• Colaborar para a implantação de melhorias contínuas nos Terminais Associados para que os mesmos possam reduzir os casos indesejáveis e acidentes em seus processos operacionais para próximo de “zero”.