Webinar vai debater cargas perigosas nesta quinta

Webinar vai debater cargas perigosas nesta quinta

Webinar vai debater cargas perigosas nesta quinta


VEÍCULO:A TRIBUNA  – CADERNO: ONLINE – DATA: 10.09.2020   

Os riscos envolvendo as operações de cargas perigosas no Porto de Santos e no Polo Petroquímico de Cubatão serão debatidos por autoridades e especialistas nesta quinta-feira (10), a partir das 9 horas, no webinar Riscos no Porto e na Indústria – Evento do Porto de Beirute e o Aprendizado com Desastres Ampliados. Realizado pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), o evento será transmitido pelo canal da entidade no YouTube.

O webinar reunirá autoridades do setor portuário e especialistas em gestão de riscos e operação de produtos perigosos, para analisar a movimentação desse tipo de carga no complexo santista e no Polo de Cubatão, segundo a organização.

O assunto ganhou destaque no início do mês passado. Em 4 de agosto, um carregamento de 2,7 mil toneladas de nitrato de amônio explodiu no Porto de Beirute (Líbano). Como resultado, boa parte da zona portuária e uma parcela da cidade foram destruídas.

“Nosso objetivo é analisar os riscos que esse tipo de carga pode representar para a cidade e a região e como reduzi-los. O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto prevê um aumento dessas mercadorias e temos de analisar como melhor lidar com isso”, disse o diretor técnico-cultural e de Inovação da AEAS, Áureo Figueiredo, que integra a organização do evento.